CURSO PRINCÍPIOS

No pronto socorro tudo pode acontecer.

O cuidado do paciente não é segmentado, trata-se dos primeiros 15 minutos de todas as especialidades da medicina. Pacientes agudos, com diagnóstico indefinido e potencial risco de morte, situações que requerem raciocínio, senso crítico e objetividade. Dessa forma, dar plantão no pronto socorro significa se expor  DIARIAMENTE aos principais agravos de saúde, desde os simples aos mais graves.

Existem situações críticas e emergenciais que precisamos saber lidar sem pestanejar, pois o atraso pode comprometer no desfecho do doente. Há também situações aparentemente benignas, em que queixas não são valorizadas por deficiência na avaliação inicial do doente, e assim sinais de gravidade acabam passando despercebidos.

O seu atendimento inicial, de forma positiva ou negativa, sempre deixará uma marca na vida do doente.

Você está pronto?

Se sente preparado para prestar atendimento inicial para qualquer situação dentro da medicina? 

O Curso Princípios é um curso cem porcento presencial e baseado — quase que completamente — em simulações realísticas, com exposição de temas de forma direta e pouco ortodoxa. Aborda os mais relevantes temas para construção de uma carreira médica bem sucedida. De temas técnicos primordiais à entendimento de investimentos, educação e mercado financeiro, passando por liderança e organização profissional.

Durante a faculdade, somos expostos a uma gama de conhecimentos técnicos, muitas vezes de maneira segmentada, principalmente no contexto da disciplina de Medicina de Emergência. Dessa forma, torna-se difícil para o aluno criar um mindset voltado para situações críticas.  

Existem também, conhecimentos que vão além do livro, importantíssimos para o entendimento do trabalho no PS, que não são passados na graduação. Estamos acostumados a “aprender na marra” quando o assunto é emergência.

A grande maioria dos alunos sabem como se portar em atendimentos ambulatoriais e se sentem extremamente seguros neste ambiente. Ao falar do departamento de emergência, geralmente a palavra que surge na mente dos estudantes é “ MEDO”. Existe uma certa angustia frente ao estresse de situações emergenciais e dúvidas de como lidar com o paciente crítico: desde questões diagnósticas a tratamento, principalmente no contexto de doses, prescrição e comunicação com a equipe.   O grande problema é que durante o internato nem sempre as habilidades são desenvolvidas e assim, não se aproveitam os plantões da graduação de forma plena, e assim ao formar-se surge um grande problema: insegurança . 

Ei, Calma. É difícil, mas você é Capaz!

O curso Princípios vem para reduzir as angústias, sanar dúvidas e desenvolver habilidades básicas para que o plantão não seja “bicho de sete cabeças” e sim uma oportunidade de se desenvolver e ajudar quem realmente precisa de você.

Você não precisa sofrer, “aprender na marra”, ter medo de trabalhar e aflição frente ao paciente crítico. Para que tudo seja flúido, basta apenas procurar se desenvolver.

O sucesso é altamente treinável, só depende de você e da sua força de vontade de sair da inércia.

Esse curso é pra mim?

INTERNATO: Sim! Aproveitar ao máximo a oportunidade de se desenvolver. Teoria e Prática alinhadas potencializam o aprendizado.

MÉDICOS EM FORMAÇÃO: Sim. Médico em formação. Assim chamamos você, que já terminou a graduação mas busca aprimoramento. Não. Não gostamos do termo médico recém formado, por vezes usado como pejorativo. Nós, do grupo MOV.ER te enxergamos como aquele médico que tem gana de conhecimento. Que tem desejo de experiência. Que busca crescer.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. E essas pessoas transformam o mundo”. Paulo Freire

A ideia do curso surge a partir das experiências vividas por cada membro da empresa. Cada ansiedade, insegurança, situação difícil. Cada conduta que deu certo ou errado. O formato do curso, surge do não entendimento da necessidade e quase obrigatoriedade de um ensino médico difícil, pouco acessível, sisudo e pragmático. O Grupo MOV.ER acredita que o processo de aprendizado ocorre verdadeiramente quando vivenciado por boas experiências. Preferencialmente associadas a imersão e realismo.

A ideia do curso, surge do não entendimento da completa falta de organização profissional de alguns colegas. Seja ela durante as 24h de um plantão — na forma de liderar e se relacionar com a sua equipe — seja na lida com as finanças no pós plantão. 

Afastar-se do ensino médico ortodoxo, nesse sentido, nada mais é do que aproximar-se com propriedade do conhecimento. E quando falamos de conhecimento médico, estamos falando de salvar vidas.

Os temas abordados no curso são:

  • Parada Cardiorrespiratória
  • Atendimento Inicial ao Paciente Grave
  • Taquiarritmias e Bradiartitmias
  • Eletrocardiograma na Emergência
  • Síndrome Coronariana Aguda
  • Trauma
  • Insuficiência Respiratória Aguda
  • Intubação Orotraqueal 
  • Sedação e Analgesia
  • Emergências Neurológicas
  • Choque e Uso de Drogas Vasoativas
  • Bases da Ventilação Mecânica
  • Educação Financeira
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Organização Profissional
  • Liderança
  • Mindset de Crescimento

O Curso Princípios tem como objetivo o fornecimento de ferramentas para decisões adequadas no departamento de emergência, no relacionamento interpessoal com sua equipe e na organização de seus suados rendimentos de cada plantão.